segunda-feira, 16 de abril de 2012

Da VINCI: ARTE E GUERRA

Um homem que inventou coisas que a ciência levaria séculos para estudar.
Este mesmo homem demonstra que a arte não é apenas sensibilidade, mas o equilíbrio entre ela e a necessidade de poder, entre outros que veremos posteriormente. 
Seus projetos militares são impressionantes.




Os canhões tradicionais não eram o bastante para ele. Para aperfeiçoá-los, Leonardo Da Vinci desenhou esta inovadora carruagem de 12 canos de disparo. Apesar de ter uma cadência de disparo lenta, tem mecanismos de precisão e recarregamento muito engenhosos.


Sua vontade era instalar um sistema de recarregamento á retaguarda para todos os canos, acessível a partir de uma pequena entrada. desta forma não seria necessário passar á frente dos canhões para recarregá-los, isto possibilitava o recarregamento de alguns, enquanto outros atiravam. Também devido á disposição em leque, as traseiras dos canhões estão muito próximas, facilitando o recarregamento. Infelizmente, a tecnologia necessária para criar um sistema destes estava ainda a alguns séculos de distância.



 A forma em leque em que os canos estão dispostos tornava-a uma eficaz arma contra um número considerável de soldados inimigos. Era também bastante leve e compacta, o que a tornava fácil de carregar e transportar para o campo de batalha.




As rodas largas, combinadas com o peso relativamente baixo da carruagem, tornava prático ajustes horizontais á linha de tiro, incluindo voltas de 180º, pois a carruagem era leve o suficiente para se levantar do chão.


Ao virar-se esta pega, os canhões podiam ser fácil e rapidamente inclinados para calibrar a altura e alcance do tiro.




À Arte e À Da Vinci!


Nenhum comentário:

Postar um comentário