segunda-feira, 16 de abril de 2012

Da VINCI: A GÊNESE DE UM GÊNIO

Provável autorretrato de Leonardo da Vinci,
cerca de 1512 a 1515.
Bom dia, amigos da arte!

Ontem, dia 15, foi um dia muito especial. Há 560 anos, em Anchiano (vilarejo do município Vinci , província de Florença), 15 de abril de 1452, nascia um dos indivíduos mais incríveis que já aportaram em nosso planeta. Leonardo di Ser Piero da Vinci. Em homenagem a este fato memorável, durante esta semana haverá diversas postagens acerca deste gênio.

Filho de uma camponesa, Catarina, e de um advogado, Piero da Vinci, Leonardo era extremamente sonhador e portador de uma autoconfiança ilimitada, o que, combinado o seu intelecto, criou um homem de fama e importância atemporais; indispensável quando se trata de renascimento; pintor, escultor, arquiteto, engenheiro, matemático, químico, botânico, geólogo, cartógrafo, físico, mecânico, poeta, músico, etc.
La Vierge à l'enfant avec Sainte  Anne
(A Virgem e a Criança com Sant'Ana)


A discrepância social entre seus pais fez com que seus avós paternos tratassem de impedir a união de seu filho com Catarina. Apesar de seu pai ter tido um casamento arranjado com uma moça "adequada", segundo os conceitos da época, Leonardo sentia falta de ternura materna. Nunca conheceu sua mãe biológica pois nunca lhe foi permitido, mesmo sabendo de sua existência. Esta ausência de afeto materno gerou a presença de belezas incontáveis - flores, cordeiros, árvores nobres e vetustas, montanhas, etc - para deleite do menino Cristo nos braços de Maria.


É com este quadro que inicio esta homenagem (nada mais oportuno, logo após a páscoa).





À Arte e À Leonardo Da Vinci!

Nenhum comentário:

Postar um comentário