sexta-feira, 13 de abril de 2012

SEXTA-FEIRA 13


Apesar de particularmente acreditar que 13 não tem nada a ver com azar (é o número da borboleta, borboleta significa transformações, logo... pode ser bom ou ruim) é amplamente conhecido por péssima sorte. Até na numerologia é um número irregular. No Tarô, a carta de número 13 representa a morte!

Já a sexta-feira também é considerado um dia de azar.

No cristianismo é relatado um evento de má sorte em 13 de outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV, o Belo, da França. Os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.

Na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus Cristo e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por crucificação e Judas provavelmente por suicídio.

Outra possibilidade está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira 13, uma
vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.
Balder, o deus da bondade.

Loki, O Astuto



Existem histórias remontadas também pela mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses.






Frigga
Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa.



Jason Voorhees




Hoje, Sexta-feira 13 de abril de 2012, a noite foi interessante. Filmes interessantes na TV à cabo. "Sexta-feira 13" de 2009 no FX e logo depois a versão de 1980 no TCM. 
Leatherface



Agora, estou assistindo à "O Massacre da Serra Elétrica" de 2006 na Warner. E a programação segue nos canais fechados com filmes macabros.









Nosferatu
Uma indicação para vocês: Nosferatu
"Nosferatu,no original Nosferatu, Eine Symphonie des Grauens, conhecido ainda em Portugal como Nosferatu, o Vampiro, é um clássico expressionista do cinema mudo de F.W. Murnau (1922), baseado no célebre romance "Drácula de Bram Stoker", embora com nomes de personagens e lugares alterados, pois os herdeiros do escritor não concederam a Murnau autorização para realizar este filme."






Sinopse

Em 1838, Hutter, agente imobiliário que mora em Wisborg (referência a cidade atual de Wismar), atravessa os Montes Cárpatos para vender uma casa em sua vizinhança ao proprietário de um castelo no Mar Báltico, o excêntrico Conde Orlock. Orlock é na verdade um milenar vampiro que, buscando por mais sangue, quer se mudar para a Alemanha. Ao chegar na propriedade que comprou, ele traz consigo grande terror e os habitantes acham que estão sendo vítimas da peste. A única que pode salvar as pessoas dos ataques do vampiro é Ellen, a esposa de Hutter, visto Orlock se sentir atraído por ela. 


Um Bom filme E uma ótima Sexta-feira 13!

À ARTE!

Um comentário:

  1. Bastante informativo, muitas vezes você só pensa "é sexta 13" e nem ao menos se interessa em saber o porquê de tanto furdunço. Particularmente não sabia de tantas hipóteses para vincular o dia a especificamente "horror".
    A ideia dos canais de tv é no mínimo uma jogada de marketing genial, já que raramente você vê filmes clássicos do terror sendo exibidos (digo isso como fã de carteirinha de The Texas Chain Saw Massacre). Enfim, é bom curtir um momento desses vez ou outra.
    Quanto à indicação, muito boa escolha! Nosferatu é aquele tipo de filme que você não pode deixar de ver e que se prestar um pouco mais de atenção, poderá perceber o debate que nos trás. Toda a questão do vazio, da morte viva, de ser um ser humano prisioneiro, abre esse debate para várias áreas de estudo. Como estudante de psicologia, afirmo que podemos sim ver uma questão mais social apontada pelo filme (além das tantas outras) e dos apontamentos para transtornos e abalos de consciência gerados por todo um contexto. Muito boa indicação mesmo!
    Parabéns pelo texto, Rafa

    ResponderExcluir