quinta-feira, 8 de março de 2012

SABORES



Que tal falar de uma arte que todos gostamos? Uma arte em que nossas mães são mestres?

Isso mesmo! Nem preciso dizer que a culinária é a arte de cozinhar, não é?
É expressão própria de cada localidade, é sentimento de cada cozinheiro. Talvez um de seus aspectos mais interessantes é o de que está sempre em constante descoberta, combinações de ingredientes, temperos, etc.

A região sul do Brasil, colonizada por europeus, oferece prazeres variados. Apesar de ser muito conhecida pelas carnes, Há, ainda, a típica cozinha do interior, com destaque para o mocotó de campo, o arroz-de-carreteiro. a roupa velha e o barreado.

Ao norte do Brasil, a culinária é agreste. Testemunho da cultura indígena, os pratos são acompanhados, preferencialmente, por pirão. É possível também saborear jacarés, aves e animais silvestres, com destaque para a carne de paca. Após a refeição principal, sorvetes de açaí, cupuaçu, manga, taperebá, , graviola e muruçi, preparados também na forma de doces.

O centro-oeste do país traz arroz também influências de outras nações na variedade de pratos, como pequi, leitão assado, mojica, pato no tucupi, etc.

Nossa região nordeste apresenta pratos feitos com muitos tipos de peixe, carne seca e tempero apimentado. Em Alagoas os frutos do mar se encontram na culinária em abundância. Quem nunca ouviu falar em um bom Sururu de capote?

“Em todo Nordeste temos uma vasta tradição em frutos do mar. Aqui em Alagoas não é diferente. Mas a nossa raiz está mesmo no sururu de capote". O pequeno marisco é catado na maré baixa e pode ser preparado e servido na própria conchinha ou vem solto, em preparos que levam leite de coco e farinha. A receita do sururu abaixo é do chef Wanderson Medeiros:

COMO FAZER

Ingredientes

3kg de sururu de capote

1 cebola picada

50ml de azeite de oliva

20g de coentro picado

100ml de molho de soja

1 pimenta de cheiro

200ml de água

MODO DE PREPARO

Refogar a cebola no azeite e acrescentar o coentro juntamente com a pimenta picada. Colocar o sururu e tampar a panela deixando cozinhar por 7 minutos, depois acrescentar o molho de soja e a água, mexer bem e deixar cozinhar por mais 7 minutos.



À Arte e as sabores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário